Tipos de consórcio que você não sabia que existia

Publicado por Andreia Silveira

Talvez você não saiba, mas as possibilidades de consórcio vão muito além de carro, moto e imóvel. Neste artigo vamos lhe apresentar todos os tipos de consórcio que você não sabia que existia. Aproveite e não perca dicas para contratar o melhor plano de consórcio.

É bem provável que você não sabia, mas existem diversos tipos de consórcio disponíveis no mercado, sim as possibilidades de compra através de uma carta de crédito vão muito além de veículos e casas.

Além de poder comprar um carro, uma moto, ou uma casa, é possível contratar um consórcio para adquirir diferentes tipos de bens e serviços.

Desde uma cirurgia plástica até a compra de um barco.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este artigo e conheça todos os tipos de consórcio que você não sabia que existia.

E descubra como pode ser simples realizar aquele sonho que parece tão distante.

Tipos de consórcio que você não sabia que existia

Afinal, o que é o consórcio?

Antes de falar sobre os vários tipos de consórcio que você não sabia que existia, vale a pena explicar um pouco sobre o que é o consórcio e como ele funciona.

Pode ser que você já saiba, ou faça alguma ideia de como funciona um consórcio, neste caso, não se preocupe, seremos breves.

O consórcio é uma linha de crédito que funciona através de uma poupança feita por um grupo de pessoas que se reúnem em torno de um mesmo objetivo, ou seja, comprar um mesmo carro ou adquirir uma casa de mesmo valor.

Essas pessoas depois de escolherem o bem a ser adquirido e definir o valor necessário para tal, fazem um plano de consórcio com um número X de parcelas e começam a pagar essas parcelas todos os meses.

Com a reunião dessas parcelas, a administradora responsável por organizar o grupo de consórcio faz todos os meses um sorteio, onde uma dessas pessoas será contemplada com a carta de crédito no valor do consórcio e poderá comprar seu bem desejado.

Além dos sorteios que acontecem em assembleias onde todos os participantes devem estar presentes, é possível também conseguir a carta de crédito através de um lance.

Como em um leilão, o consorciado oferece um valor para ter direito a receber a carta de crédito, aquele que oferecer o maior valor leva a carta de crédito.

Independentemente de a contemplação acontecer através do sorteio ou do lance, o consorciado que recebe a carta de crédito deve continuar pagando as parcelas todos os meses até que sua carta de consórcio, contrato, seja encerrado.

Diferentemente dos financiamentos bancários, o consórcio não possui a incidência de juros, ou seja, ao final do pagamento de todas as parcelas você não terá pago dois ou até três vezes o valor do bem que adquiriu.

Quais são os tipos de consórcios existentes?

Ao contrário do que muita gente acredita, é possível comprar diversos bens e adquirir vários serviços através do consórcio.

Por isso, preparamos uma lista detalhada de todos os tipos de consórcio que você não sabia que existia.

Para que o entendimento da dimensão da possibilidade de compra com uma carta de crédito fique mais clara, vamos dividir os tipos de consórcio em categorias como bens imóveis, bens móveis, serviços e mais.

Acompanhe e veja quais são os tipos de consórcio que existem:

  1. Consórcios de bens imóveis

Voltado para quem quer ter uma casa própria, deseja comprar um sítio, uma casa de praia ou mesmo construir, mas não tem pressa.

Com o consórcio de imóveis você consegue adquirir bens como:

  • Casas e apartamentos, sejam eles novos ou não;
  • Lotes e terrenos;
  • Casas no campo ou na praia;
  • Espaços comerciais ou industriais como lojas e galpões;
  • Realizar reformas e construções.
  1. Consórcio para bens móveis

É muito comum você encontrar propagandas sobre consórcio de veículos e ter conhecidos que já optaram por ele.

Esse tipo de consórcio é um dos mais comuns.

Embora você não saia com seu veículo assim que contratar o serviço, existem muitas vantagens em contar com esse tipo de consórcio, uma vez que ele possui prazos flexíveis para pagamento e é isento de juros nas parcelas.

Veja o que você pode adquirir nesse tipo de consórcio:

  • Carros de passeio ou utilitários, novos ou usados, para uso pessoal ou profissional de todas as marcas e modelos existentes, inclusive importados;
  • Motos também novas ou usadas de todos os modelos e marcas;
  • Ônibus, caminhões, vans, tratores, veículos agrícolas, veículos de reboque ou semirreboque, rodoviários, nacionais e importados e de todos os modelos e marcas;
  • Embarcações e aviões de todos os tipos, modelos e portes.
  1. Consórcio de serviços

Essa é uma oportunidade para quem deseja contratar serviços com um valor maior que o normal, os principais tipos disponíveis através de um consórcio são:

  • Cirurgias plásticas e procedimentos estéticos de vários tipos;
  • Tratamentos médicos e odontológicos;
  • Festas de casamento, bodas, 15 anos, formatura e muito mais;
  • Viagens nacionais ou internacionais;
  • Cursos universitários, de pós-graduação, especializações ou intercâmbios;
  • Serviços residenciais como pintura, jardinagem, manutenção residencial e mais;
  • E o que mais você imaginar.

Nessa categoria de consórcio o segredo é fazer um orçamento completo de tudo o que você vai precisar para realizar seu sonho e contratar um consórcio de serviços com uma carta de crédito no valor necessário.

  1. Consórcio de produtos

Outro tipo de consórcio pouco comentado é o consórcio de produtos que permite ao interessado adquirir uma imensa gama de produtos através de uma carta de crédito, as possibilidades nesse tipo de consórcio são imensas, a seguir mostraremos as mais comuns:

  • Eletrodomésticos e eletrônicos, de qualquer tipo e para qualquer finalidade, seja uso pessoal ou profissional;
  • Mobília, seja residencial, comercial ou mesmo industrial;
  • Equipamentos de uso médico, odontológico ou estético;
  • Produtos de beleza;
  • E muito mais.

Esses são alguns dos vários tipos de consórcio que você não sabia que existia, disponíveis no mercado.

E não se preocupe, se você tem um sonho que pode esperar para ser realizado mas não o encontrou listado aqui, certamente é possível fazer um consórcio para ele.

Para descobrir, basta fazer uma pesquisa entre as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço.

E não se esqueça de verificar a empresa que você está contratando está devidamente registrada na ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, além de cumprir todas as normas impostas pelo Banco Central do Brasil, assim você evitará cair em uma grande cilada.

Consórcio é uma forma de economizar

O consórcio é uma forma de economizar, já que diferente do financiamento, não há juros nas parcelas.

Mas, como existem vários tipos de consórcio, você precisa estar muito atento para não contratar uma empresa informal e acabar perdendo dinheiro.

Esse tipo de contratação de linha de crédito é muito interessante para quem não consegue guardar dinheiro e não tem pressa de adquirir o bem desejado.

Isso porque as chances de o cliente ser contemplados através de um sorteio não tem uma média fixa de tempo.

Se você quiser saber melhor como o consórcio funciona, quais são seus prós e contras e como realizar simulações de um jeito simples e rápido, procure um de nossos colaboradores e peça mais informações.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.