Consórcios cada vez mais populares

Publicado por Rosangela Lotfi

Consórcios cada vez mais populares

A fatia dos consórcios na venda de veículos leves, motos caminhões e imóveis cresce nos últimos três anos. Refletindo crescente planejamento financeiro e a aposta dos consumidores em alternativas mais econômicas para financiar o consumo, tanto que, em 50 anos de criação de consórcios no país, nunca houve tantos participantes: cinco milhões de pessoas.

Pesquisa recente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) apontam maior representatividade dos veículos entregues por meio das contemplações em planos de consórcio no mercado total de veículos. Nas vendas de veículos leves, que inclui automóveis, utilitários e comerciais leves, a participação dos consórcios avançou de 11,2% no primeiro semestre de 2011 para 14,2% no mesmo período em 2012. A participação tem sido crescente desde 2010 passando de 8,6% para 11,2% em 2011. O volume de cotas de veículos contempladas representa 13,5% do market share no mercado interno de automóveis. O número de participantes nesse segmento também só cresce: aumento de 23,2%.

Consórcios cada vez mais populares

CHEGOU A HORA DE VOCÊ FAZER UM GRANDE NEGÓCIO!

Receba grátis e compare as melhores opções de consórcio do mercado.

Escolha o tipo de Consórcio:

No segmento de duas rodas, as motocicletas contempladas representaram 42,5% das vendas totais no primeiro semestre de 2012 (praticamente uma moto a cada duas comercializadas no país) contra 34,8% apurado em igual período do ano passado.

Alta também no segmento de caminhões, de 17,3% em 2010 para 21,2% em 2012. O balanço é positivo, mesmo considerando que as vendas de novas motos e caminhões se retraíram entre 2010 e 2011 dentro do mercado total de cada segmento. Para caminhões, a retração foi menor, de 17,7% em 2010 para 17,3% em 2011, enquanto a fatia de motocicletas recuou de 37% em 2010 para 34,8% no ano passado.

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, afirma que o aumento de vendas de novas cotas sinaliza o contínuo interesse do brasileiro pelo consumo responsável, pelo planejamento financeiro e com consciência. “O consórcio nada mais é que uma poupança com objetivo definido, ideal para quem, de forma econômica, quer formar ou ampliar seu patrimônio pessoal, familiar ou empresarial e, assim, desfrutar de qualidade de vida.”

Uma das razões de crescimento do número de participantes está no aumento da presença dos jovens nos consórcios. O estudo da Abac mostra que três dos cinco setores de bens duráveis analisados, apontaram alta na comparação com 2006. A maior, de 140%, foi anotada nos automóveis com mais jovens comprando via consórcio. A participação dos consórcios mercado imobiliário também aumenta: de cada cinco imóveis vendidos hoje no Brasil um é pelo sistema de consórcios. Parte desse crescimento vem da aquisição de imóveis por jovens, entre 20 a 29 anos.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *