Você sabe como surgiram os consórcios no Brasil?

Publicado por Consórcio Midia

Os consórcios começaram a ser criados na década de 60, quando a indústria automobilística brasileira estava se firmando e precisava vender seus automóveis. Naquela época não existiam financiamento de veículos, com crédito direto ao consumidor, que surgiram bem mais tarde. Muitos consumidores precisavam dos carros que estavam sendo produzidos, que atendiam a uma necessidade cada vez mais popular. A grande sensação da época era o “Fusca”! Quem, dentre os jovens daquela época, não se lembra do grande sonho de consumo que era ter um “fusquinha”?

Você sabe como surgiram os consórcios no Brasil?
Imagem: Getty Images

Foi então que grupos de pessoas se organizaram em consórcio, com o objetivo de formar uma poupança, pagando parcelas mensais que formavam um capital suficiente para a compra de dois veículos mensais, que passaram a ser distribuídos por sorteio e por lance, até que todos os participantes tivessem o seu bem.

O consórcio foi e continua sendo uma forma criativa de permitir a compra de produtos e serviços de forma acessível para as diversas classes sociais. Isso só pode ser conseguido através da união das pessoas, um tipo de associação de consumidores, que consegue ultrapassar os altos e baixos da economia, vencer a inflação e os juros, o inesperado desemprego, entre outros fatores. Foi assim que surgiram as primeiras administradoras de consórcio e o sucesso continua até os dias de hoje, garantindo a compra de bens de todo tipo, com a garantia inclusive das próprias montadoras de veículos.

Atualmente os consórcios se expandiram para o acesso a imóveis, lotes de terrenos urbanizados, caminhões, tratores, aeronaves, embarcações, viagens, entre outros. Para as habitações, os consórcios permitem inclusive a utilização do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.[leadform]

O Sistema de Consórcios em funcionamento no Brasil representa os interesses de 3 milhões de consumidores consorciados. Sua dimensão é equivalente à movimentação de mais de 14 bilhões de reais anuais, o que corresponde a 1% do Produto Interno Bruto – PIB. O Sistema se mostra um sucesso, demonstrado pelo número de bens entregues, que chegou a aproximadamente 10 milhões nos últimos dez anos.


Tag:

Categorizados em:


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.