Consórcio para autônomos

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Quem é autônomo normalmente encontra dificuldades na hora de financiar um imóvel ou um automóvel, isso porque os financiamentos exigem comprovação de renda, o que nem sempre é fácil para quem é autônomo.

Essa dificuldade aparece, muitas vezes, porque o autônomo não tem documentado todo o controle do que recebe ou então porque as despesas pessoais e as profissionais acabam se misturando.

A melhor alternativa para as pessoas que trabalham dessa maneira, é o consórcio para autônomos.

Consórcio para autônomos

Como funciona o consórcio?

O consórcio para autônomos funciona da mesma forma que para outras pessoas: o participante escolhe o valor e o modelo do automóvel, entra em um grupo que tem a carta de crédito no mesmo valor do automóvel que quer.

Feito isso, o grupo começa a pagar mensalmente um valor para a empresa responsável pelo consórcio.

O consórcio possui parcelas fixas, mas para que o valor da carta de crédito fique desatualizado, durante a vigência ele pode sofrer reajustes para que não se perca o poder de compra.

Todo mês alguém é sorteado e recebe a carta de crédito para retirar o veículo.

Caso alguém não seja sorteado até o fim do pagamento, quando a pessoa terminar de pagar, recebe a carta de crédito.

Quem desejar antecipar o recebimento da carta de crédito pode fazer isso dando um lance.

Para isso é preciso disponibilizar um valor a administradora.

Se o seu lance for o maior naquele mês, recebe a carta de crédito e o valor é usado para quitar as parcelas restantes.

No caso do lance não ser o maior é possível pegar o dinheiro de volta e dar lances futuros.

Quais os tipos de consórcio para autônomos?

Os autônomos possuem a possibilidade de contratar todos os tipos de consórcio existentes no mercado.

Dentre as opções está o consórcio de veículos, de moto, de imóvel, eletrodomésticos, eletrônicos, celulares, procedimentos estéticos e muitos outros.

E depois de sorteado?

Depois de sorteado o participante deverá apresentar alguns documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência, mas isso pode variar de acordo com cada empresa.

A falta de burocracia para a apresentação dos documentos, sendo eles simples de serem entregues, é outra vantagem para quem faz consórcio.

Se você for sorteado antes de pagar por todo o consórcio, também não precisa comprovar renda para usar sua carta de crédito.

A única coisa que deve continuar fazendo é terminar de pagar as suas parcelas em dia.

Vale ressaltar que a carta de crédito só pode ser utilizada para o consórcio que foi contratado, por exemplo, se fez um consórcio de imóveis, só poderá adquirir imóveis e quitar taxas referentes a ele, como o IPTU e documentação.

Se a carta de crédito for menor do que o bem que pretende comprar ela pode ser dada como parte do pagamento e o restando do valor completado em dinheiro.

Qual a vantagem do consórcio para autônomos?

Quem é autônomo e tem dificuldade de comprovar renda encontra no consórcio a solução ideal.

Além de o consórcio apresentar um excelente custo-benefício, não possui os juros que estão presentes nos financiamentos.

Em vez disso, o participante paga taxas de administração para a empresa que organiza o consórcio, o que ainda assim, apresenta um valor mais baixo do que os juros.

Para contratar um consorcio não é preciso dar uma entrada para diminuir o valor das parcelas, isso porque não há a cobrança de juros.

A flexibilidade para usar a carta de crédito é outra vantagem, pois, se ele não for contratado em uma loja específica, poderá ser utilizado em diferentes estabelecimentos comerciais e assim permite que encontre exatamente o que deseja.

O consórcio para autônomos também é uma forma de investir no futuro, pois, é possível se programar com antecedência e ir investindo no consórcio para que no futuro tenha dinheiro para realizar os seus planos.

O consórcio para autônomos é a possibilidade de adquirir um bem de forma mais barata e acessível, já que muitas vezes, os autônomos, encontram formas de pagamentos mais difíceis, em relação às formas encontradas por trabalhadores formais.

Empresas que oferecem consórcios de automóveis para autônomos

Várias empresas no Brasil oferecem o serviço de consórcios para autônomos, com condições facilitadas e não exigem comprovação de renda.

Algumas delas são, por exemplo, a Embracon Consórcios, a Simpala Consórcios e a Disal Consórcio.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.