Como são as regras de contemplação no consórcio?

Publicado por Andreia Silveira

As regras de contemplação no consórcio variam de acordo com o tipo de contemplação que pode ser por meio de sorteios ou lances. Neste artigo explicaremos melhor cada uma das possibilidades e como elas acontece.

É comum encontrar uma pessoa que deseje realizar o sonho do carro novo ou da casa própria, mas não tenha condições de comprovar renda ou não estejam dentro dos critérios que são exigidos para fazer um financiamento.

Para essas pessoas, o consórcio se torna uma excelente opção para adquirir um bem.

De acordo com dados do Banco Central, são mais de 3 milhões de participantes ativos em diferentes modalidades de consórcio no Brasil.

A maior parte deles esperam ansiosamente para ser contemplado, mesmo porque é por meio da contemplação que cada participante vai receber a carta de crédito para comprar seu bem.

Definitivamente o consórcio é uma escolha para quem não tem condições de fazer um financiamento, ou mesmo deseja contar com juros menores, em alguns casos até inexistente.

Mas para que ele aconteça da melhor forma é preciso que o contratante saiba o que está contratando e conheça bem as possibilidades de contemplação.

Como são as regras de contemplação no consórcio?

Imagem: www.mundodastribos.com

O como exatamente funciona um consórcio?

Antes de explicar quais são as maneiras de ser contemplado em um consórcio e quais as regras de cada uma delas, vale a pena explicar um pouco mais sobre o que é esse serviço de crédito e como ele funciona.

O consórcio nada mais é do que uma modalidade de compra onde um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, reunidas através de uma empresa credenciada e devidamente habilitada, cria um fundo através do pagamento de mensalidades para a compra de um determinado bem ou a aquisição de uma carta de crédito para a realização de um serviço.

Todos os meses os consorciados pagam a mensalidade pré definida no momento da contratação do serviço, e esse valor é reunido e disponibilizado para uma dessas pessoas através de um sorteio.

O consórcio pode ser usado não apenas para a compra de carros, motos ou outros tipos de veículos e casas, mas também para a realização de serviços como construção, reformas, procedimentos estéticos, tratamentos odontológicos e muito mais.

Além disso, vale dizer que apesar desse tipo de serviço contar com uma taxa administrativa, ele não possui a incidência de juros como em financiamentos comuns ou empréstimos financeiros.

Como funciona a contemplação no consórcio?

É possível ser contemplado de duas maneiras diferentes em um consórcio, através de um sorteio que acontece mensalmente, ou através de um lance, que também pode ser feito pelo consorciado apenas uma vez ao mês.

Em ambos os casos, é importante mencionar que é preciso que o consorciado esteja em dia com o pagamento de suas prestações.

Tanto o sorteio como os lances acontecem em assembleias mensais, onde todos os consorciados devem estar presentes.

Veja a melhor seguir como cada uma dessas maneiras de contemplação funciona:

  1. Contemplação através de sorteio

Os sorteios como mencionado são mensais e colocam todos os participantes em igualdade para concorrerem a contemplação.

Conforme os participantes vão sendo sorteados, eles são contemplados com a carta de crédito e deixam de participar dos sorteios seguintes.

Antes de participar do sorteio é importante que o consorciado esteja a par de todas regras para este e acorde com elas.

Estas devem estar discriminadas de maneira clara no contrato de adesão ao consórcio.

Você pode ser contemplado através do sorteio no primeiro mês do seu contrato ou no último, não existe uma margem de tempo para que isso aconteça.

No entanto, é importante que você tenha em mente que, mesmo depois de ser sorteado, você deve continuar pagando as mensalidades restantes normalmente.

Além disso, é importante frisar também que, o sorteio só acontece se a administradora do consórcio tiver recursos suficientes para a aquisição do bem em questão, caso contrário a contemplação será feita diretamente por meio de lance.

  1. Contemplação através do lance

Assim que realizado o sorteio, será distribuída outra unidade do bem por meio de um sistema de lance.

Esses lances funcionam como um leilão, onde a maior oferta será a vencedora.

Mas esse lance será definido por meio de um percentual do valor total do bem.

Se houver empate, o critério que vai ser usado para o desempate é o que está definido em contrato, da mesma forma que as condições para participar do sistema de lance.

E, fique tranquilo, pois, caso você seja contemplado através de um lance, não terá que desembolsar mais dinheiro posteriormente, pois, o valor dado neste lance será abatido das prestações futuras.

Informação extra: é interessante ressaltar que, nos casos de consórcio imobiliário, é possível utilizar o saldo de FGTS em seu lance.

Porém, para que isso aconteça, é preciso que você siga as regras previstas no manual da Caixa Econômica Federal, em relação ao FGTS, e as revistas em contrato em relação ao lance, sejam todas cumpridas.

Quais são as regras de contemplação no consórcio

A contemplação é realizada por meio de lance ou sorteio, a contemplação por lance acontece somente depois que houver o sorteio.

Caso o sorteio não aconteça, devido à falta de recursos, a contemplação por lance poderá ser realizada normalmente.

O sorteio é uma contemplação condicionada à existência dos recursos suficientes em cada grupo, isso significa que, caso a administradora não consiga reunir o valor total de compra do bem em questão, através das mensalidades pagas pelos consorciados, o sorteio não acontecerá naquele mês.

Neste caso, a opção de lance fica em aberto, cabendo a administradora colocar à disposição do participante que ofereceu o maior lance, o crédito respectivo até o terceiro dia útil após da contemplação.

O contemplado receberá então uma carta de crédito no valor total de compra do bem em questão e poderá solicitar a alteração desta em crédito em um prazo de até cinco dias úteis depois da data da sua contemplação, respeitando as regras preestabelecidas pelo grupo.

Outras regras de consórcio que você precisa saber

Além das regras de contemplação no consórcio apresentadas anteriormente, existem mais algumas relacionadas ao consórcio que você precisa conhecer, estas são:

  1. Uma única parcela atrasada, é motivo para que você não participe do sorteio e nem possa dar lances.
  2. É preciso verificar se a administradora possui autorização pelo Banco Central para funcionar.
  3. Não é necessário esperar um grupo iniciar, é possível entrar em um grupo já formado.
  4. É preciso se adequar a data de vencimento da prestação, imposta pela administradora.
  5. É possível usar a carta de crédito para comprar um carro novo ou usado.
  6. Também é possível antecipar o pagamento das parcelas.
  7. O consorciado tem direito a usar até 10% da sua carta de crédito para arcar com despesas do veículo, como seguro ou IPVA.

O que fazer caso você seja contemplado

Se você já foi contemplado e agora não sabe o que fazer, não se preocupe, mostraremos o caminho dando como exemplo a contemplação de uma carta de crédito para a compra de um veículo.

  1. Apresentação da documentação

O primeiro passo então será providenciar os documentos necessários para a realização do cadastro de liberação da carta de crédito.

A lista com esses documentos deverá ser fornecida ao contemplado ainda na assembleia, após a confirmação do sorteio ou lance bem sucedido.

Esses documentos servem para que a administradora do consórcio se certifique a finalidade do uso da carta de crédito.

Por isso, é possível que em alguns casos documentos adicionais sejam solicitados após uma primeira análise.

Durante esse período é interessante que o consorciado escolha o carro que ira comprar e informar a administradora, caso seja um carro novo, será preciso que ele forneça os dados da concessionária escolhida.

Se for um veículo usado ele deverá informar dados como nome completo, endereço, telefone, dados bancários e os números do CPF e RG do vendedor.

  1. Análise de cadastro do consorciado

A segunda etapa da liberação da carta de crédito consiste na análise do cadastro do consorciado contemplado.

Esta é realizada para que a administradora evite possíveis riscos como o não pagamento das parcelas restantes, após a contemplação.

Depois de avaliar o perfil do contemplado, a administradora avaliará o veículo a ser comprado, caso ele seja usado, é possível que ela realize uma vistoria através de uma empresa especializada.

Isso garantirá a administradora qual o real valor do veículo e como ele poderá ser utilizado como saldo para o pagamento da dívida, caso o contemplado pare de pagar as mensalidades restantes.

  1. Liberação do pagamento

Depois da administradora avaliar as condições jurídicas do contemplado, o carro e todos os dados relacionados ao veículo e o vendedor, a carta de crédito será liberada para a compra do veículo.

É importante mencionar que, a carta de crédito não é depositada na conta do consorciado, quem cuida de toda a tramitação de compra do bem é a própria administradora do consórcio, diretamente com a concessionária ou o vendedor.

Isso não impede que o consorciado negocie descontos e utilize o saldo dessa carta de crédito para o pagamento de despesas relacionadas ao veículo como documentação, licenciamento e até mesmo o seguro auto.

Seguir as regras de contemplação tem seu lado bom, afinal, você vai aproveitar que irá comprar o carro à vista, após a contemplação, para negociar um bom desconto.


Tag:

Categorizados em:


10 Comentários

  • Roberto says:

    Bom dia,

    Fui contemplado por meio de lance, mas paguei a par ela com atraso de 2 dias, eu corro risco de perder a contemplação por causa da parcela que foi pago atrasada?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Roberto,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Entre em contato com a financeira responsável para que possam te ajudar.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de consórcio, preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

      Abraço

  • Paulo says:

    Oi,

    Fui contemplado em março e não retirei minha carta de crédito, informei que queria o dinheiro ao final da quitação do consórcio. Quitei meu consórcio esse mês. Qual o valor deverá ser creditado:
    Na contemplação o valor é 22990,00 e na quitação da última parcela o valor é 23990,00.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Paulo,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Entre em contato com a financeira responsável para que possam tirar sua dúvida.
      Caso tenha interesse em fazer a cotação de um consórcio, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço

  • Márcia says:

    Olá,

    Dei um lance no valor de 8.420 reais no mês de março, para uma carta de crédito para Iveco.
    Mas até agora nada e chegou uma conta em minha residência no valor de 1500 reais.
    Sério, não entendi nada, não recebi nenhum documento ainda.

    Até mais.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Márcia,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Entre em contato com a financeira responsável pelo seu consórcio para que possam ajuda-lo.
      Caso tenha interesse em fazer um novo, preencha o formulário em nosso site que um vendedor entrará em contato com você.

      Abraço

  • Tiago matos says:

    Bom dia
    Comprei um consórcio em andamento cota 196 efetuei um lance e fui contemplado por lance.
    Ocorre que fui observar os contemplados por sorteios e lá estão cota 192 193 e 204. E no sorteios de cotas canceladas aparece cota 196 200 e 203. Minha pergunta é porque não fui contemplado no sorteio visto que minha cota estava ativa e se encontrava apta e próxima das cotas 192 193

  • Luiz Henrique Ferraz says:

    Boa noite,

    Acabei de ser contemplado por lance. Me encontro desempregado e sem como comprovar renda. Agora não querem liberar meu crédito. Sendo que a carta de crédito esta 80% quitada.
    Há algum amparo legal para isso? Ou estou sendo lesado no meu direito de consumidor? Sempre efetuei os pagamentos das prestações.

    E agora? Como proceder?

  • Ronaldo Martinho says:

    Paguei 05 parcelas de um consórcio de imóveis da Embracom, dei lance de 50% fui contemplado, minha renda é sete vezes o valor da parcela, meu nome físico está sem restrição. Tenho uma empresa paralisada que possui apontamentos financeiros ocorridos a 8 anos. Apresentei o avalista conforme exigência, o imóvel que estou adquirindo é 30% mais alto que o valor da carta de crédito. É correto a Embracom negar de me dar o crédito?

    • Fabiana Ferreira says:

      Boa tarde Ronaldo,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Se você já possui um consórcio, favor entrar em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Para fazer uma cotação de consórcio, preencha o formulário em nossa página clicando em https://goo.gl/V3pcsp e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.
      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.