Como funciona o consórcio de eletrodomésticos

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Você já ouviu falar sobre o consórcio de eletrodomésticos? Sim, ele existe e pode ser uma boa opção para quem deseja renovar os eletrodomésticos da casa.

Com todas as vantagens e desvantagens oferecidas pelos consórcios, essa opção muitas vezes não é conhecida pelas pessoas, o que acaba diminuindo o número de adesões.

Por isso, conheça melhor o consórcio para eletrodomésticos e veja se essa é uma boa alternativa para você.

Como funciona o consórcio de eletrodomésticos

Imagem: Getty Images

Como funciona o consórcio de eletrodomésticos

Com o consórcio de eletrodomésticos, o cliente pode comprar os eletrodomésticos que desejar.

Assim como em outros tipos de consórcio, o cliente paga as parcelas mensais, e espera ser contemplado.

Quando sorteado, recebe a carta de crédito.

Como as administradoras desse tipo de consórcio normalmente são as lojas de móveis e eletrodomésticos, a carta de crédito pode ser usada para comprar produtos desse estabelecimento.

E a carta de crédito não serve para um produto específico, ou seja, o cliente recebe o valor que pode ser usado para comprar o item que desejar.

Além disso, em alguns desses consórcios, também é possível comprar móveis com esse crédito, como mesas, cadeiras ou roupeiros.

No entanto, isso não é regra geral, então é preciso sempre se informar bastante antes de realizar a compra do consórcio.

Como há diversas opções de consórcios de eletrodomésticos, o valor total e das parcelas e o tempo de duração dos consórcios varia bastante.

Ainda existem empresas que oferecem diversas opções para o cliente. Por isso é preciso pesquisar bastante em diferentes locais para saber qual é a opção mais vantajosa.

Qual a duração do consórcio?

O tempo de duração pode variar de acordo com o valor das parcelas e da carta de crédito.

Apesar de não haver uma regra, o mais comum é que ele tenha duração máxima de 36 meses, mas, adiantando algumas parcelas, em algumas empresas é possível reduzir os custos totais e também o prazo de pagamento.

Como fazer o consórcio de eletrodomésticos

Para fazer o consórcio de eletrodomésticos, depois de ter escolhido a empresa que traz mais vantagens, basta comparecer até o estabelecimento e realizar a aquisição do consórcio.

Depois disso, o cliente deve realizar o pagamento das parcelas e esperar ser contemplado, para poder usufruir da carta de crédito.

Além disso, saiba o valor dos eletrodomésticos desejados na loja escolhida, para ter certeza de que a carta de crédito poderá realizar a compra, e assim, evitar frustrações.

Vale lembrar também que depois de contemplado, o cliente já pode realizar a compra dos eletrodomésticos que desejar, mas deve continuar pagando o consórcio até quita-lo.

Como usar a carta de crédito?

Após ser contemplado você terá a carta de crédito, que nada mais do que um documento que diz que possui uma quantia específica para comprar eletrodomésticos.

Basta procurar uma loja que possua os eletrodomésticos que deseja e que aceite o consórcio como forma de pagamento.

Ao escolher o que comprará, em vez de pagar em dinheiro entrega a carta de crédito e a administradora se encarrega de fazer o pagamento para o estabelecimento.

No caso das compras terem um valor maior do que a carta, será preciso que a dê como parte do pagamento e o restante seja pago por sua conta de outra forma.

Vale ressaltar que não são todos os estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento, mas, quando ele é feito junto a uma loja, poderá adquirir os produtos desse estabelecimento sem nenhum problema.

Quais as vantagens do consórcio de eletrodomésticos?

Quem opta por um consórcio são pessoas que se planejam e aquelas que não tem condições de pagar pelos eletrodomésticos à vista, mas, não querem se enrolar em dívidas e nem pagar altos juros.

Entretanto, muitas pessoas também tem utilizado o consórcio como uma forma de investimentos, isso porque ele conta com algumas vantagens como:

Possibilidade de se planejar financeiramente: quem deseja renovar os eletrodomésticos da casa daqui a um tempo pode se organizar deixando o dinheiro investido em um consórcio. Dessa forma não acaba gastando com outras coisas e quando chegar o momento não se enrola financeiramente.

Escolher o valor das parcelas: há a possibilidade de ajustar o valor das parcelas conforme o seu orçamento. De acordo com o quanto pode pagar escolhe um grupo que possui um determinado valor de carta de crédito e duração.

Pagar taxas baixas: o consórcio de eletrodomésticos não possui taxas de juros, apenas uma de administração. Isso faz com que os encargos fiquem bem mais baixos do que se fosse comprar parcelado.

Poder de negociação: com a carta de crédito em mãos é possível comprar pagando à vista, isso possibilita o aumento do seu poder de negociação conseguindo melhores preços e garantindo uma economia.

Possibilidade de ser contemplado a qualquer momento: por mais que se programe para o futuro, esse pode ser antecipado com a contemplação antes do final do consórcio de eletrodoméstico. Isso permitirá que faça as compras antes do que imaginou ou aguarde o momento certo.

Você já conhecia o consórcio de eletrodomésticos? O que achou dessa opção? Ficou interessado?

Deixe sua opinião nos comentários! E não esqueça de compartilhar com os amigos!


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.