Quando paro de pagar meu consórcio?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

O consórcio é uma dívida que pode durar por alguns anos, por isso, muitas vezes, pode-se pensar em desistir. Mas o que acontece quando paro de pagar meu consórcio? E quando isso pode acontecer? Veja abaixo a resposta para essas perguntas de quem tem ou está pensando em ter um consórcio.

Além disso, com essa leitura você poderá esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto, e muitos mitos que rondam esse assunto. As pessoas costumam se confundir com o consórcio, e tirar conclusões precipitadas.

E é bastante importante ter bem claro esse prazo de pagamento bastante claro, para que não surjam preocupações e imprevistos posteriormente causados por enganos e atitudes mal decididas.

Quando paro de pagar meu consórcio?

Paro de pagar meu consórcio?

A primeira pergunta a ser feita é: por que paro de pagar meu consórcio? Para chegar a essa pergunta, há apenas dois caminhos: ou a pessoa foi contemplada, ou pretende cancelar o consórcio. Se o seu caso é a segunda situação, no próximo subtítulo responderemos a sua pergunta.

No caso da contemplação, é importante deixar bem claro que o pagamento não deve ser interrompido. A vantagem que o cliente ganha nesse caso é apenas o fato de poder retirar o prêmio antes de terminar o pagamento. No caso de ser um consórcio de automóveis, por exemplo, o contemplado pode retirar e utilizar o carro enquanto ainda paga as parcelas.

É importante também deixar bem claro que como o consórcio é um grupo de pessoas, as pessoas que ainda não foram contempladas contam com o pagamento de todos para que os prêmios continuem a ser liberados.

Outro ponto importante é que o não pagamento das parcelas restantes, depois de contemplado, pode ocasionar a perda do bem ou valor recebido. Por isso é importante cumpri-lo até o final do prazo previsto.

Desistir do consórcio

No entanto, com o passar do tempo, pode ser que a pessoa não consiga cumprir a dívida, e assim, logo pensa: será que paro de pagar meu consórcio?

Antes de qualquer coisa, deve ficar claro que o consórcio pode ser cancelado. Caso a pessoa ainda não tenha sido contemplada, basta ficar 90 dias sem pagar as parcelas que ele constará como cancelado. E se o comprador resolver voltar a participar do sorteio, se houver vagas, o consorciado poderá voltar, desde que pague também, as parcelas em atraso.

Caso a pessoa realmente não possa pagar, poderá recuperar parte do dinheiro investido, mas não totalmente.

O que você achou das dicas trazidas? Você já pensou se paro de pagar meu consórcio? Responda nos comentários!


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.