Dicas úteis para não cair em armadilhas do consórcio

Publicado por Andreia Silveira

Dicas úteis para não cair em armadilhas do consórcio

Você quer dicas para não cair nas armadilhas do consórcio? Então confira aqui as que eu selecionei para te ajudar e fique atento!

Muitas pessoas estão buscando pela opção de consórcio e essa é uma modalidade que está crescendo cada vez mais. Isso ocorre, principalmente, pela crise no país que acaba afetando os brasileiros na busca de realizar o sonho de comprar um carro, casa ou outros.

Dicas úteis para não cair em armadilhas do consórcio

Imagem: Dinheirama

Com o consórcio as pessoas ficam mais próximas de realizar o seu sonho, já que as parcelas e juros costumam ser mais baixos do que de um empréstimo, por exemplo. Porém, muitos acabam indo com “sede ao pote” e acabam não prestando atenção no contrato que assinam ou não se atentando a outros aspectos.

Para te ajudar a fazer tudo certinho, de forma a ser benéfico para você esse tipo de contratação, conheça as dicas que selecionei para você não cair em armadilhas do consórcio.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Como não cair em armadilhas do consórcio

Desde o momento que você se decidir em fazer um consórcio, é importante se atentar a:

  1. Administradora autorizada

A primeira coisa a fazer é buscar por uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central do Brasil a funcionar. Ela é uma empresa que vai organizar e administrar o grupo que você entrar. Se precisar, consulte o site do Banco Central para verificar a relação das empresas autorizadas.

  1. Contrato de participação em um grupo de consórcio

Esse é um ponto muito importante, pois antes de assinar o contrato de participação em um determinado grupo de consórcio, você precisa ler com bastante atenção todas as cláusulas contratuais. Não leve qualquer dúvida para casa, mas tire-as mesmo que você julgar ser “desnecessário”. É fundamental que você entenda perfeitamente sobre os seus direitos e obrigações, assim como também que você saiba o valor do crédito e prazo que irá durar o seu grupo. Verifique se tais informações constem no contrato.

Veja como funciona o consórcio e tire suas dúvidas.

Além disso, você precisa ficar atento aos percentuais de contribuições, que inclui a taxa administrativa e o seguro ou fundo de reserva, assim como todas as outras despesas que vão ser cobradas. Lembre-se de que o contrato é muito importante e você precisa estar a par de tudo o que consta lá.

Não deixe passar outras informações, como:

  • Todas as promessas e propagandas feitas pelo vendedor devem constar em contrato;
  • Critérios sobre correção de crédito que vai ser aplicado pela administradora, bem como também as garantias que você vai precisar fornecer para ter o seu bem ao ser contemplado;
  • Regras de contemplação por sorteio e lance;
  • Forma de antecipação de pagamentos das parcelas.

Jamais se esqueça de uma das vias do documento de adesão, bem como a cópia do regulamento do grupo que participa.

Se ficou alguma dúvida, você pode tirar aqui conosco. Aproveite e solicite uma proposta de consórcio aqui em nosso site Consórcio.org para receber mais orientações e poder comparar todas as melhores opções do mercado nacional. Trabalhamos em parceria com as principais empresas do mercado.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *