4 cuidados com golpes de consórcio

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

4 cuidados com golpes de consórcio

Apesar de ser uma boa opção de empréstimo, o consórcio requer que o consumidor espere pela sua contemplação. Apenas após ela, ele receberá os valores desejados. Para muita gente, porém, essa espera é desagradável, e há o desejo de acelerar o processo. Por vezes, é isso que facilita só golpes de consórcio.

Geralmente, os golpes de consórcio consistem na venda de uma cota contemplada. Ou seja, a transferência de uma cota que está prestes a receber o empréstimo para outra pessoa. Uma cota é contemplada quando sorteada pelo consórcio, e entrega ao consumidor o valor total do empréstimo buscado.

4 cuidados com golpes de consórcio

Cuidado com os golpes de consórcio

A transferência da titularidade é algo autorizado pela Lei. No entanto, alguns indivíduos utilizam a possibilidade para obter vantagens indevidas sobre outras pessoas. Confira alguns cuidados para não cair em golpes de consórcio.

1. Atenção a ofertas muito tentadoras

O cotista que vai transferir sua cota dificilmente vai ofertá-la por um valor mais baixo do que receberia. Veja: ele teria o dinheiro completo em mãos em poucos dias. Por que abriria mão de parte dele? Por isso, se a cota anunciada é mais barata do que o valor total, tenha cuidado.

2. Negocie diretamente com a operadora

Apesar de os cotistas poderem comercializar sua cota por conta própria, é mais interessante conversar com a operadora do consórcio. Intermediando a negociação, a empresa vai oferecer maior segurança à transação.

3. Verifique se cota foi realmente contemplada

Comprar uma cota normalmente significa adquirir uma parte que já foi contemplada. Assim, você terá o dinheiro total em mãos mais rapidamente. Se não for este o caso, o negócio dificilmente valerá a pena, e será mais interessante comprar uma cota nova diretamente com a operadora do consórcio.

4. Verifique a autorização da operadora

Seja pra obter nova cota ou uma cota contemplada, direto com a operadora ou não, é importante verificar se a empresa é autorizada a atuar. Para isso, você pode pesquisar seu nome no site do Banco Central do Brasil.

Seguindo essas dicas, você dificilmente será mais uma vítima dos golpes de consórcio.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *