Consórcio: uma forma eficiente de economizar

Publicado por Dafna Obadia

Consórcio: uma forma eficiente de economizar

Entenda porque aderir a um consórcio representa uma forma de poupança na hora de comprar o imóvel ou o carro dos seus sonhos.

Quando o assunto é economizar em compras de valor elevado, o consórcio é uma das modalidades mais apontadas face à sua eficácia. Primeiramente, é possível notar a diminuição dos trâmites burocráticos, tanto administrativos quanto ao nível dos prazos e valores de prestações, que não seguem a obrigatoriedade de pagamento mensal que é devida nas entidades de crédito mais tradicionais.

A flexibilidade associada ao processo de pagamento é, por isso, um elemento de peso na decisão de aderir a um consórcio, já que muitas vezes o cliente já possui outras obrigações mensais a título financeiro e, nessa lógica, nem sempre as entidades credoras oferecem a possibilidade de concessão de um novo financiamento. Em adição, é frequente ocorrer que os prazos, modalidades e valor de pagamento disponibilizados pelas entidades financeiras tradicionais não vão de encontro à disponibilidade ou ao real interesse dos clientes, inviabilizando assim a compra do imóvel ou veículo desejados.

Quando não pagar juros é uma vantagem

Um dos fatores que maior poder de atração exerce junto dos cidadãos que optam por um consórcio remete para a ausência de juros. Significa isto que, por se tratar de uma modalidade que assenta no autofinanciamento, o consórcio representa com frequência uma oportunidade de compra muito mais barata comparativamente ao financiamento prestado pelos bancos ou por outras entidades financeiras ditas tradicionais, que tendem a seguir um conjunto de normas e procedimentos algo complexos e morosos.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Nesta lógica, formar um consórcio pode assumir um caráter de economia se os indivíduos e/ou entidades que se associarem dispuserem de capital suficiente para que o autofinanciamento se desenvolver de forma sustentada. Ao ter os contornos de uma poupança programada no tempo, o consórcio permite que você e os seus consorciados economizem em conjunto de acordo com as regras definidas entre os intervenientes.

A administradora é um fator de diferenciação

Outro aspeto que permite uma economia efetiva respeita ao fato de a formação, a administração e a mediação dos conflitos do grupo consorciado ser realizada por uma administradora, que é um órgão de gerenciamento independente devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil. Apesar de funcionar mediante o pagamento de uma taxa de manutenção, a verdade é que a administradora se revela um diferencial na hora de poupar impostos e taxas bancárias contínuas durante os processos de financiamento tradicionais, sobretudo por exercer uma vigilância ativa com relação aos interesses e necessidades do grupo de consórcio, procurando soluções que o satisfaça em pleno.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *