Consórcio de construção

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Quer realizar o sonho da casa própria, mas deseja construir ao invés de comprar um imóvel pronto? Acompanhe este artigo e conheça melhor o consórcio de construção.

Certamente você já imaginou como será a sua casa dos sonhos, um quintal grande, uma suíte com banheira, uma horta nos fundos e mais uma série de detalhes, tudo de acordo com as suas necessidades e vontades.

O problema é que muitas vezes encontrar uma casa exatamente como a gente sonha não é uma tarefa simples, nesses casos construir acaba sendo a única opção.

Se você já chegou a essa conclusão, mas não tem o dinheiro necessário para construir seu lar ideal, saiba que o consórcio de construção pode ser a saída mais indicada, mesmo que você ainda não tenha um terreno.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é e como funciona o consórcio de construção, assim você saberá como fazer um e tirar a casa dos seus sonhos do papel.

Assim, você poderá ter um lar planejado, construído com custos bem menores através de parcelas acessíveis e sem juros.

Consórcio de construção

Como funciona o consórcio de construção?

O consórcio de construção funciona basicamente como todos os demais consórcios, a diferença principal neste caso é que para que ele aconteça, é necessário existir um cronograma físico financeiro da obra, onde todas as etapas da construção devem estar discriminadas.

Esse cronograma deve ser realizado pelo engenheiro que será responsável pela obra, ele é importante e deve estar pronto no ato da contemplação do consórcio, pois, a empresa responsável liberará os valores discriminados em cada etapa conforme elas forem sendo concluídas.

É importante dizer que, algumas administradoras do ramo trabalham com o sistema de carta de crédito através de reembolso.

Ou seja, o consorciado vai pagando cada uma das etapas e, quando elas são concluídas, ele apresenta os gastos realizados e é reembolsado.

Como fazer um consórcio de construção?

O primeiro passo para fazer um consórcio de construção é realizar uma simulação do valor total necessário para a construção.

Para tal é preciso que você considere o valor do crédito que precisará e o valor das parcelas que deverão ser pagas durante os meses seguintes.

Definida a cota do consórcio de construção, você passará a fazer parte de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra – no caso, crédito de construção – por meio de autofinanciamento.

Todos os participantes do grupo contribuem para a formação dessa poupança por meio do pagamento mensal das prestações, geralmente, sem juros, e sempre calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado por cada um.

A cada mês, todos os participantes concorrem igualmente em sorteios, para a contemplação das cotas contratadas.

Quando contemplado, o consorciado receberá uma carta de crédito, que poderá ser usada na compra de qualquer tipo de imóvel ou material de construção.

Vantagens do consórcio de construção

O sistema de consórcio de construção tem conquistado cada vez mais adeptos, pois além da segurança de investimento, existem outras facilidades, como:

  • Versatilidade de uso do crédito contemplado: construir, reformar, ou adquirir uma casa pronta;
  • Variedade nas aquisições: podem ser imóveis residenciais, comerciais e de lazer;
  • Diversas opções de crédito: créditos de diversos valores podendo ser parcelados em até 180 meses;
  • Sistema fiscalizado: a maior parte das empresas de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, o que garante mais segurança para o consumidor;
  • Maior economia na compra dos materiais e contratação da mão-de-obra, uma vez que com o dinheiro para pagar pelos materiais e serviços à vista, é possível negociar melhores preços;
  • Menor perda de material. Muitas vezes começamos uma construção e realizamos pausas devido a falta de dinheiro para continuar, o que acaba gerando perda de material e deterioração do que já foi construído. Tendo o valor total da obra em mãos, isso pode ser evitado;
  • Sair do aluguel e continuar pagando o consórcio dentro da sua casa, com todas as possibilidades de concluir a obra com maior agilidade, fica fácil se mudar para casa nova em pouco tempo e continuar pagando as mensalidades do consórcio.

Empresas que oferecem consórcio de construção

A maioria das empresas de consórcio do mercado, oferecem essa modalidade de consórcio de construção.

Por isso, é fundamental pesquisar com muita atenção antes de escolher uma.

Procure verificar se a empresa está devidamente cadastrada e atua de acordo com as legislações cabíveis, também não esqueça de avaliar com cuidado as regras internas de cada uma delas, antes de escolher uma.

Se você precisar de ajuda nesse processo de pesquisa e cotações, não hesite em contar com nossos serviços.

Aqui no Consórcio.org nós trabalhamos com inúmeras empresas e podemos fornecer uma lista completa de orçamentos muito rápido.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.