Consórcio contemplado: como funciona

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Consórcio contemplado: como funciona

Consórcio contemplado: como funcionaApós ter o consócio contemplado permite que você possa usar a carta de crédito para adquirir seu bem, mas existem algumas regras para isso.

O consórcio é bastante diferente do empréstimo, isso porque para adquirir o bem é preciso que o consórcio contemplado seja disponibilizado. Funciona assim, o cotista todos os meses paga um valor a administradora que irá administrar um fundo de diversos cotistas. Esse fundo vai acumular uma quantia que será usada para financiar o bem de um deles e para isso pelo menos um é contemplado.

Ao ser contemplado, o que normalmente ocorre por meio de sorteio, a pessoa vai receber uma carta de crédito e não o valor em dinheiro. Isso pode ocorrer a qualquer momento que o consócio estiver vigente, enquanto alguns tem a ser de ser contemplado no começo, outros podem precisar aguardar por anos.

Mesmo tendo o consórcio contemplado, será preciso passar por uma avaliação da administradora para poder usar a sua carta de crédito, isso porque será preciso continuar pagando as cotas até o final. Por isso podem ser solicitadas algumas garantias antes que ocorra a liberação.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Como usar a carta do consórcio contemplado?

Após ser contemplado é preciso verificar as regras com a administradora de como a carta de crédito pode ser utilizada, afinal existem diferentes tipos de consórcio. Vamos supor que tenha disso feito um consórcio de veículos, nesse caso, o valor será liberado para a compra do veículo seja ele novo ou usado e equipamentos para ele. Caso a pessoa queira usar a carta para outro fim, como por exemplo, a compra de um imóvel ela não será liberada.

Outra opção para quem deseja o dinheiro é esperar que o consócio termine, somente nesse caso é que será possível escolher entre a carta de crédito e o dinheiro, se essa opção estiver estabelecida no contrato.

Para usar a carta é preciso escolher o bem que ela contemple e pegar todos os dados deles e do vendedor e informar a administradora que fará uma análise. Com tudo certo, será feita a liberação para que você adquira o produto, porém o valor será pago diretamente ao vendedor. Uma grande vantagem é que 10% do valor da carta pode ser usado para pagar despesas relativas a compra do bem como escrituras e transferência de documentação.

Agora que já sabe como usar o consórcio contemplado torça para receber a carta de crédito e escolha o que deseja comprar.

 


Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *