Consórcio para aquisição de terreno

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Você já deve ter ouvido falar sobre os consórcios, mas já conhece o consórcio para aquisição de terreno? Essa modalidade não é tão conhecida quanto o consórcio para a compra de uma casa ou automóvel.

No entanto, esse pode ser um excelente investimento para quem pretende comprar um terreno. Além de ser uma maneira mais barata, já que não há as taxas de juros, traz mais vantagens do que os empréstimos ou financiamentos. Por isso, acaba se tornando uma das formas mais acessíveis para a realização desse tipo de compra, que envolve valores que nem sempre são possíveis ter a vista.

Consórcio para aquisição de terreno

Como funciona um consórcio para aquisição de terreno

O funcionamento de um consórcio para aquisição de terreno é bastante semelhante ao dos outros tipos de consórcio. O cliente realiza o pagamento das parcelas durante o prazo estipulado, e espera ser contemplado, o que pode acontecer durante o pagamento do consórcio, ou quando ele acaba.

O cliente pode dar lances (adiantar o pagamento do consórcio) para aumentar suas chances de ser contemplado antes do fim do pagamento das parcelas. Quando o cliente é contemplado, o terreno fica alienado pela administradora do consórcio até a quitação da dívida, no entanto, o cliente pode utilizá-lo para construir o que desejar, sem ter que esperar.

Nas outras modalidades de consorcio, quando contemplado, o cliente recebe uma carta de crédito, onde pode retirar o bem desejado. No caso do consórcio para aquisição de terreno, o comprador negocia com o proprietário do terreno, e inclusive, pode até conseguir um bom poder de barganha, já que essa carta de crédito é equivalente a um pagamento a vista. A administradora, nesse momento, fica apenas como uma intermédia na venda.

Dica especial sobre o consórcio para aquisição de terreno

O consórcio para aquisição de terreno é uma boa opção para quem não possui pressa em construir, ou seja, esteja fazendo um investimento a longo prazo. Isso porque pode demorar para ser contemplado, e ainda, terminar a obra.

Além disso, ele acaba se tornando um bom investimento porque os terrenos tendem a não perderem valor de mercado, ou seja, ao contrário dos automóveis, por exemplo, com o passar dos anos eles mantém o seu valor, podendo até se valorizar com o passar do tempo.

Você já conhecia o consórcio para aquisição de terreno? O que achou do que foi tratado no post? E da dica que deixamos? Deixe as respostas nos comentários!


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.