Como são definidas as prestações do consórcio?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

A cada uma das prestações do consórcio, o sujeito estará pagando não somente pelo seu bem, mas sim, pela manutenção e segurança dele até o recebimento.

Quando o grupo é montado, o momento mais aguardado é a realização da primeira assembleia, onde será definido todos os próximos passos, inclusive, acerca das prestações do consórcio.

É nessa assembleia o momento em que todos os integrantes poderão expressar as suas opiniões, sejam as dúvidas ou até mesmo proferir seus aprendizados com os demais.

Primeiro de tudo, será necessário que o grupo já esteja formado e bem decidido quanto ao que será adquirido no final do tempo estipulado.

Afinal, é esse o intuito com o qual uma administradora reúne tantas pessoas para que elas realizem seu sonho de possuir aquele bem, que não pôde ser comprado em dinheiro à vista, devido ao alto valor.

Como são definidas as prestações do consórcio?

Imagem: Getty Images

Como calcular as prestações do consórcio?

Um consórcio é bem mais complexo do que imaginamos. Então, é por esse motivo que muitos acabam por se confundir, principalmente quando é a primeira vez que participa de um grupo.

Quem não consegue acompanhar tudo desde o início, acaba sofrendo as consequências depois, principalmente quando aqueles que chegam após a formação do grupo, uma vez que acabam perdendo a assembleia onde tudo é decidido.

Primeiramente é preciso saber que o valor final não é somente aquele do bem a ser adquirido, uma vez que será preciso pagar alguns adicionais para manter tudo ativo.

No entanto, essas taxas serão divididas mensalmente conforme o número de prestações escolhidas. Existem 4 maneiras onde as taxas podem ser calculadas: taxa administrativa, fundo comum, o de reserva e o seguro.

Taxa administrativa

Nesse quesito, e como o próprio nome já diz, trata-se de um valor a ser pago à administradora do consórcio.

Afinal, existem profissionais que estão trabalhando de modo incansável para que tudo saia conforme o planejado, sem prejuízos ou dores de cabeça.

E mesmo assim, essa é a menor taxa a ser paga no decorrer de todo o processo. Nessa taxa o percentual a ser pago será efetuado de acordo com o bem negociado, dividido pelo número de parcelas que serão pagas.

Por exemplo, se a taxa for em um valor de 10% mensal, será preciso dividir o valor pelas prestações do consórcio e somente assim é que será possível saber a exatidão de quanto será a taxa administrativa.

Fundo comum

É com essa parte do dinheiro pago mensalmente que o bem será pago. Claro, não somente com esse dinheiro, mas uma grande porcentagem irá vir desse fundo.

Nesse caso, será levado em consideração o valor do bem a ser adquirido e a quantidade de parcelas em que foi dividido. Por exemplo, se o valor total foi de R$30.000,00 e parcelado em 60 vezes, o montante mensal será de R$500,00 com acréscimo dos juros.

Fundo de reserva

Imprevistos sempre acontecem e mesmo tratando-se de uma equipe profissional algo de negativo pode vir a acontecer.

Pensando por esse lado é que as administradoras resolveram criar esse fundo reserva, onde uma parte da quantia mensal é paga e destinada para esse segmento, caso algum integrante venha a atrasar alguma parcela.

Seguro

Da mesma forma que existe proteção para veículos, é necessário proteger o dinheiro que vem sendo investido mensalmente.

Nesse quesito existem duas modalidades que podem vir a ser utilizadas no decorrer do processo: a quebra de garantia e o de vida.

O seguro de quebra de garantia funciona de modo que, quando o consorciado não está cumprindo com as suas obrigações, pode ser essa a sua salvação.

Já o de vida funciona como uma forma de precaução, caso o sujeito participante do grupo venha a óbito, esse seguro irá cobrir as prestações que ainda restavam.

Os valores das prestações do consórcio tendem a variar conforme a administradora escolhida. Portanto, o recomendado é focar somente no que os profissionais repassam.


Tag:

Categorizados em: ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.