Como ingressar em um grupo de consórcio?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Existem duas formas de ingressar em um grupo de consórcio: quando ele está sendo montado e quando já está formado.

Antes mesmo de ingressar em um grupo de consórcio, é preciso ter acesso a algumas informações acerca do grupo, que são imprescindíveis para que tudo venha a ocorrer bem até o final do parcelamento.

Não importa qual o segmento, seja um automóvel, imóvel ou até mesmo uma festa, o grupo de consórcio serve justamente para isso, fornecer opções diversas de parcelamento para que todos os integrantes consigam pagar normalmente.

De modo geral, existem duas formas de ingressar em um grupo: aquele que se encontra na fase inicial, ou seja, em formação e o que já está formado, em andamento quanto ao pagamento.

Como ingressar em um grupo de consórcio?

Imagem: Getty Images

Ingressar em um grupo de consórcio vale a pena?

Ao longo dos anos, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) notou um aumento na adesão de brasileiros em consórcios.

Ultimamente essa é considerada uma das alternativas mais viáveis para quem quer realizar o sonho de possuir um carro ou a casa própria.

Porém, é preciso ficar atento quanto às formas de ingresso existentes, ou seja, devido a falta de informações algumas pessoas acabam por ir na direção errada, o que pode comprometer o seu orçamento mensal.

Ingressar em um grupo vale a pena quando não há chances de o indivíduo ficar endividado ou com o financeiro apertado no final do mês. Portanto, é preciso analisar as opções disponíveis.

Ingressar em um grupo de consórcio em formação

Para que um consórcio seja iniciado se faz necessário a presente de uma determinada quantidade de integrantes.

A junção dessas pessoas pode ser feita por iniciativa própria, ou seja, quando o sujeito procura a administradora e demonstra a sua vontade em participar.

Assim como a própria empresa lança propostas para determinados perfis de clientes. Desde que todos tenham um objetivo em comum.

A fase de formação é a primeira opção para quem está buscando ingressar. Afinal, nessa categoria ainda não foi realizada nenhuma reunião, também denominada por Assembleia Geral Ordinária (AGO).

É nesta assembleia onde as dúvidas poderão ser sanadas. Esse é o momento mais pertinente para decidir se vai ou não prosseguir, bem como ficar atento às informações importantes, tais como: valores da mensalidade, realização do sorteio e muito mais!

Ao optar por entrar em um grupo que esteja sendo formado, a sua opinião poderá ser ouvida e caso algo não lhe agrade, basta comunicar com o restante do grupo e a empresa para tentar reverter a situação.

Assim sendo, essa categoria permite ao consorciado, uma maior liberdade de escolha e possíveis interferências. Principalmente pelo diferencial da realização de uma assembleia.

Ingressar em um grupo de consórcio em andamento

Nessa categoria a administradora já fez a seleção e escolheu aqueles aptos para participarem de um determinado grupo.

No entanto, existem duas maneiras de adentrar em grupos em andamento. A primeira delas é por meio de reposição onde um dos integrantes desistiu e a vaga ficou disponível.

Para ter acesso a vaga será preciso comprar uma cota, em ambas as situações. Ao efetuar essa compra você estará apto a participar do grupo, inclusive, começar a efetuar os pagamentos mensais.

No entanto, um adendo importante a ser feito é que, devido o grupo já ter sido escolhido, a assembleia já deve ter sido realizada. Portanto os tópicos principais já devem ter sido decididos e cabe ao novo integrante aceitar.

A depender de quanto tempo o grupo já tenha iniciado o consórcio, é dever do novo integrante quitar as parcelas anteriores, para que a sua situação fique da mesma forma que os demais.

Essas informações só serão repassadas no momento em que o cliente entrar em contato com a administradora e demonstrar interesse na vaga.

Com isso, ingressar em um grupo de consórcio é um processo simples, mas que nesse caso requer uma situação financeira estável, caso o número de parcelas a quitar sejam muitas.


Tag:

Categorizados em: ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.