Como economizar combustível

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Como economizar combustível

Como economizar combustívelQuando se faz um consórcio e é contemplado, nem sempre há uma boa programação para os gastos que o veículo terá. Então para não atrasar a parcela do consórcio e ainda economizar combustível, é bom ficar de olho em alguns bons conselhos.

Muita gente se pergunta porque dois carros do mesmo modelo têm um consumo diferenciado de combustível quando feita a comparação de quilometragem por litro. Isso pode, muitas vezes, estar relacionado aos hábitos com o veículo porque algumas formas de dirigir podem consumir mais combustível. Porém, há como economizar combustível!

Veja algumas dicas de como fazer seu combustível render mais:

1 – Controle a velocidade

O limite de velocidade, além de evitar que você se envolva em um acidente, ainda fará com que seu carro consuma menos porque um veículo a 100 km/h consome em torno de 20% a mais de combustível que um a 80 km/h.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

2 – Alinhe o carro

Um carro com rodas e direção desalinhadas consome muito mais combustível, por isso o balanceamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Para que isso seja feito é preciso buscar uma oficina de confiança.

3 – Calibre os pneus

Pneus muito murchos ou muito cheios podem interferir no consumo, por isso a recomendação é que eles sejam calibrados conforme a orientação das montadoras a cada 15 dias. A quantidade de peso no veículo também pode interferir na pressão necessária na hora da calibragem.

4 – Ar condicionado

Esse faz com que o consumo aumente bastante, por isso, se for utilizá-lo, lembre-se de deixar os vidros fechados. Nos dias em que as temperaturas estão mais agradáveis, dispense o uso do ar condicionado e abra as janelas.

5 – Evite carregar peso em excesso

Quem tem o hábito de andar com o porta-malas cheio de um lado para o outro sem a menor necessidade, está gastando combustível à toa. Faça uma faxina e tire tudo o que não tem necessidade de estar no veículo. Quanto mais leve estiver, menos será o seu gasto.

Quando for viajar, distribua as malas de forma que o peso fique bem distribuído evitando a sobrecarga em um único ponto.

6 – Feche as janelas nas estradas

Quando se está em altas velocidades, principalmente acima de 80 km/h, deixar as janelas abertas pode prejudicar a aerodinâmica dos veículos e isso eleva o consumo de combustível.

Com essa simples ação quem pega estradas com frequência sentirá uma boa diferença, além de evitar que o cabelo de quem está no carro fique bagunçado.

7 – Acelere e freie com cuidado

Acelerar e brecar bruscamente não é nada indicado, pois, além de gastar mais, ainda pode provocar um acidente. Esteja sempre atento ao trânsito, acelere devagar e faça o mesmo na hora de parar. Isso fará com que você seja um motorista melhor!

8 – Troque as marchas

As marchas não existem de enfeite, elas fazem com que o carro ande melhor e também evitam danos à parte elétrica. Então nada de esticar a marcha até onde der por pura preguiça.

Deixar o carro desengatado na “banguela” também não ajuda em nada a economia de combustível, além de fazer com que o motor tenha que trabalhar mais e desgastar mais rápido as pastilhas de freios.

9 – Use um bom combustível

Optar por combustíveis muito baratos pode indicar que eles estejam “batizados” e isso, além de fazer com que o consumo aumente, diminuirá o rendimento do veículo, podendo até mesmo causar problemas mecânicos.

As gasolinas aditivadas não fazem com que o carro consuma menos, mas ajudam a manter o motor e limpo e, com o tempo, podem ocasionar economia.

10 – Visite um mecânico

É preciso ir regulamente ao mecânico para verificar se as velas, motor e todo o restante do carro estão em perfeitas condições, e não apenas quando apresentarem problema.

A manutenção preventiva não apenas evita que o carro quebre no meio da rua como também faz economizar combustível, óleo e outros.

E você, está seguindo essas dicas no dia a dia para economizar combustível?


Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *