Como comprar uma moto por consórcio

Publicado por Dafna Obadia

Como comprar uma moto por consórcio

Saiba o que é a compra de moto por consórcio e fique a par das etapas do processo de compra.

Quem nunca desejou ter a liberdade de poder deslocar-se rapidamente sobre duas rodas? Se você se enquadra nesse perfil mas a sua disponibilidade financeira é limitada, saiba que existe uma alternativa que poderá adequar-se como nenhuma outra ao seu caso – confira!

Como comprar uma moto por consórcio

Imagem: Group Seguros

A compra da moto através do consórcio

Para adquirir uma moto através desta modalidade, torna-se imperativo que você escolha a marca e modelo que melhor se adequam às suas necessidades e interesses. É importante que faça uma pesquisa de mercado aprofundada e reflita bem antes de se decidir pelo veículo, de modo a evitar problemas e desagrados futuros (nomeadamente por conta da inadaptação à mesma).

Posto isto, é necessário que proceda à escolha de uma concessionária íntegra e credível, pelo que antes de optar por uma é aconselhável que peça referências a terceiros sobre o seu funcionamento. Atualmente, algumas concessionárias possuem até a possibilidade de os vendedores se deslocarem às residências dos clientes e esclarecem todas as dúvidas inerentes ao veículo e ao processo de compra, inclusive com relação aos planos de pagamento.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Ao adquirir a cota, você começa então a pagar todos os meses o valor escolhido no plano de consórcio – é frequente ocorrer a necessidade de pagamento da primeira parcela logo no momento da aquisição da cota, pelo que é necessário acertar detalhadamente todo o acordo com o vendedor – e, assim, entrará em um grupo de consorciados. Mensalmente terá lugar uma assembleia em que haverá o sorteio de uma moto para cada grupo consorciado (inclusive para o seu), no qual você terá duas opções: ou você aguarda ser sorteado para a aquisição da moto ou então pode oferecer um lance em dinheiro e tentar conseguir por esse meio tendo em conta as restantes ofertas que possam ser feitas.

Advertências

Embora este método ofereça bastantes vantagens para o cliente (nomeadamente a ausência da burocracia associada às instituições financeiras ditas tradicionais), é importante fazer algumas ressalvas: primeiramente – e no caso do sorteio –, se você optar por aguardar para ser sorteado, saiba que as probabilidades apontam para o risco de conseguir adquirir a moto nos primeiros meses ou somente nos últimos meses do parcelamento da mesma. Por outro lado, é igualmente relevante mencionar que o valor da moto se mantém durante todo o processo, sendo que a única exceção é se a moto aumentar de preço, dado que nessas circunstâncias também as parcelas do consórcio sofrem o respetivo aumento de valor.

Regras a seguir ao comprar uma moto por consórcio

Ao optar por comprar uma moto por consórcio, você precisa tirar todas as suas dúvidas. Então, separamos aqui as regras de consórcio de motos. Veja:

  1. Moto nova ou usada

Com a sua carta de crédito em mãos, você poderá optar pela compra de uma moto nova ou usada. E caso o valor da moto que você deseja seja menor do que ao da sua carta de crédito, então poderá quitar as parcelas restantes do seu consórcio.

  1. Carta de crédito em dinheiro

Se você preferir, poderá pegar o valor da sua carta de crédito em dinheiro. Porém, será preciso aguardar o prazo de seis meses após o grupo ser contemplado ou então após a sua contemplação.

  1. Pagar outras despesas com a carta de crédito

Que tal usar 10% da sua carta de crédito para liquidar dívidas como IPVA e seguro? Esses são alguns exemplos apenas.

Mas fique atento para não atrasar nenhuma parcela do seu consórcio, pois isso faz com que você não participe do sorteio. E não se esqueça! A administradora onde você vai adquirir sua moto por consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central. Isso faz com que o seu consórcio seja seguro.


Tag:

Categorizados em: ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *