O que é uma carta de crédito de consórcio?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Uma carta de crédito de consórcio funciona de forma similar ao cheque, mas suas vantagens são ainda melhores, principalmente no quesito taxa de juros.

Investimentos de valores altos agora são feitos por intermédio de uma carta de crédito de consórcio, seja para comprar um imóvel, automóvel ou até mesmo uma festa.

De modo mais sucinto, essa carta não possui nenhuma diferença em relação ao consórcio tradicional. Onde o participante terá de participar de um sorteio, pagar as mensalidades e somente assim, ter a liberdade de usufruir o seu limite de crédito.

No entanto, é no momento do sorteio que a primeira dúvida surge: fui contemplado, mas ainda não quitei, como receber o valor total do investimento?

É nessa hora que a carta passará a ter validade, servindo como comprovante de crédito para o beneficiário.

O que é uma carta de crédito de consórcio?

Imagem: Getty Images

 

Como funciona a carta de crédito de consórcio?

Basicamente, as etapas de um consórcio funcionam da seguinte maneira: formação de um grupo, escolha de uma empresa nesse ramo, estipular o valor e realizar o sorteio.

Pronto, é somente após a realização do sorteio que a carta de crédito começa a ser utilizada, de forma mensal, por cada um dos participantes.

Uma vez que a empresa não passa o valor físico para cada um, mas sim, esse documento que possui uma função similar aos cheques.

É válido ressaltar que, assim como os cheques, essa carta possui um prazo de validade estipulado pela própria empresa, podendo ser entre 90 dias ou até mesmo, na finalização do consórcio.

Para ter acesso a carta de crédito de consórcio, o sorteado deverá apresentar na empresa, toda a sua documentação pessoal, a fim de comprovar que condiz que os dados apresentados logo no início.

Um adendo importante a ser feito é que, devido a instabilidade no qual o mercado se encontra atualmente, o valor do carro ou imóvel escolhido pode sofrer algumas alterações.

Entretanto, o valor a ser recebido será aquele no qual o contrato foi fechado no início, ficando a critério do participante, decidir se vai querer ou não com o modelo determinado de automóvel ou imóvel.

Mensalmente, a empresa realiza assembleias para que os sorteios sejam feitos na presença de todos os integrantes do grupo, para que não existam dúvidas acerca da credibilidade.

Em algumas situações, os consorciados poderão efetuar trocas entre si, para quem vai receber em determinados meses.

Quem gostaria de receber nos meses iniciais, mas fora sorteado somente para o final, possui a chance de trocar, desde que todos estejam de acordo, ou somente as partes interessadas.

Quais as vantagens de uma carta de crédito de consórcio?

Devido ao valor alto de veículos e imóveis, esperar arrecadar o dinheiro completo pode ser algo quase impossível, principalmente para quem não possui esse costume.

Pensando nisso é que foram criados os consórcios. Onde o consorciado firma um compromisso com determinada empresa e o grupo formado, a fim de pagar mensalmente, um valor pré-estabelecido.

Dessa forma, o orçamento de nenhum participante ficará no vermelho, uma vez que o valor mensal é decidido nas primeiras reuniões grupais.

Portanto, para quem não possui um cartão de crédito com limite tão alto, essa opção é a mais ideal.

São inúmeras vantagens ao se optar por essa modalidade, onde o indivíduo paga mensalmente, mas sabe que o dinheiro estará sendo investido com algo para o seu futuro.

Uma outra situação que passa segurança é o fato de a carta só poder ser usada por quem contratou o serviço.

Dessa forma, o poder final ficará somente nas mãos do solicitante, sendo que esse poderá receber em sua conta, o valor estipulado, mas com o benefício diferencial de possuir uma menor taxa de juros e imposto.

A carta de crédito de consórcio funciona de forma semelhante a um pagamento à vista e, portanto, o solicitante consegue ter acesso a descontos no momento em que for efetuar a sua compra.


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.