Carta Contemplada e Crédito Imobiliário

Publicado por Andreia Silveira

Carta Contemplada e Crédito Imobiliário

Adquirir um imóvel não é algo fácil, já que os valores estão cada vez mais altos. Com isso muitas pessoas acabam optando por uma carta contemplada e crédito imobiliário. Mas como funciona? É seguro? Veja aqui!

Carta Contemplada e Crédito Imobiliário

Fonte: servico.mercadolivre.com.br

Para você entender melhor sobre a carta contemplada e o crédito imobiliário, separamos o que é e como cada um deles funciona. Confira!

Crédito imobiliário

Credito imobiliário é uma operação onde uma instituição financeira oferece recursos para seu cliente para ele fazer um investimento. No contrato firmado entre as partes, são acordados o total que será financiado, o sistema de amortização, as taxas de juros, o prazo para quitação da dívida e o valor que ficará as parcelas.

No caso do crédito imobiliário você toma posse imediatamente do bem, assim que o crédito é liberado. Porém, no final do financiamento você já vai ter pago um valor em dobro do inicial, mas o seu imóvel também terá valorizado.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Carta contemplada

A carta contemplada é uma cota de consórcio já sorteada ou contemplada por meio de um lance. Essa é uma alternativa excelente para a compra de imóveis, construções, terrenos ou reformas e imóveis ainda na planta. Seu grande diferencial em relação ao crédito imobiliário é que no custo final do imóvel, ele acaba ficando em torno de 50% mais barato.

Sem contar que os prazos são de, em média, 144 meses contra 360 meses em relação ao financiamento. Como no consórcio não existem juros, você paga uma taxa administrativa que gira em torno de 20% que são divididos pelos meses do plano, por exemplo, 144 meses, dando um total de 0,14% ao mês.

Outra vantagem da carta contemplada é que você poderá usá-la para quitar um financiamento imobiliário ou diminuir o valor das prestações. Mas atenção! Para comprar a sua carta contemplada, é preciso pesquisar e optar por uma empresa constituída e que seja autorizada legalmente para fazer essa intermediação.

Comprar carta contemplada é uma boa opção

A carta contemplada é uma carta de crédito de empresas administrativas que faz intermediações de compra e venda. Após o comprador conferir todas as informações da carta contemplada, como contemplação, crédito, aplicações do crédito, saldo devedor, entre outras e o pagamento da entrada informado pelo vendedor for realizado, é feita a transferência.

Antes de comprar você tem que analisar com cuidado a oferta da carta de consórcio contemplada, pois você entrará no grupo e vai assumir o restante das parcelas. Lembre-se que você irá pagar um valor à vista ao contemplado e assumirá o lugar dele no grupo de consórcio.

A vantagem é que você não vai precisar esperar para comprar o seu carro ou imóvel, pois já foi sorteado. Verifique a quantidade de parcelas que já foram pagas para ver se vale a pena.

Alguns cuidados antes de adquirir uma carta de crédito contemplada

Você pode entrar em um consórcio imobiliário comprando uma carta de crédito que já foi sorteada. Mas é preciso saber que as empresas que administram os consórcios não são responsáveis pelas cartas de crédito contempladas, pois não as vendem. Algumas pessoas participantes do consórcio, ao ser contemplado, vendem a sua carta de crédito por conta própria para adquirir um valor em dinheiro.

Então, vale se atentar a alguns cuidados:

  1. Confirme se a cota é verdadeira: verifique qual a administradora desse consórcio ligando na empresa e perguntando se a carta que deseja comprar existe mesmo. Veja também se essa cota foi realmente contemplada.
  1. Leia o contrato: o consorciado precisa mostrar o contrato para comprovar o bem que está vendendo a você. Nesse contrato você pode ver o número de parcelas totais do consórcio, as taxas administrativas e as regras de contemplação.
  1. A administradora é autorizada pelo Banco Central? É muito importante ter esse conhecimento, pois esse é o órgão que fiscaliza o sistema de consórcio no país.
  1. Taxa de transferência: veja se a administradora cobra uma taxa de transferência de um participante para outro.
  1. Venda pela internet: nunca transfira dinheiro antes de procurar saber da empresa, sobre o vendedor e qual a administradora da cota do consórcio que deseja.

Se você ainda está com dúvidas, entre em contato conosco que solucionamos cada dúvida para você.

Links relacionados:


Tag:

Categorizados em:


14 Comentários

  • Eric says:

    Olá, Andréa, minha dúvida seria a seguinte: qual garantia de repasse do valor em minha conta corrente, no caso de eu comprar na mão de pessoa contemplada e que garantia o consórcio teria se acontecer inadimplência

    Att.

  • Miriam Keller says:

    Boa tarde,

    Tenho uma carta de crédito de R$ 400 mil e quero vendê-la, pois preciso dos fundos para outra coisa. É do HSBC, ainda não contatei o banco, mas gostaria de saber o seguinte:

    1) o próprio banco compra a carta em geral? Há um deságio, perda de valor?
    2) há empresas dedicadas a negociar essas cartas em São Paulo, i.e., autorizadas pelo BACEN ou outro órgão?
    3) além de anúncio em sites, jornal, qual seria o jeito mais fácil/seguro de tentar negociá-la?

    Muito obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Miriam,

      Desculpe a demora em responder seu comentário no consorcio.org, mas tivemos problemas com o recebimento das perguntas no site, os quais já foram resolvidos.
      Por favor, entre em contato com a financeira responsável para que possam tirar suas dúvidas.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de consórcio, visite o portal do nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

      Estamos à disposição,
      Abraço.

  • Rinaldo says:

    Olá,

    Na compra de um imóvel residencial, posso utilizar uma carta contemplada do Banco do Brasil e somar outra parte do valor em crédito imobiliário do Santander?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rinaldo,

      Desculpe a demora em responder seu comentário no consorcio.org, mas tivemos problemas com o recebimento das perguntas no site, os quais já foram resolvidos.
      Gostaria de saber se ainda podemos ajudar em alguma coisa e falar que estamos à disposição caso queira fazer sua cotação de consórcio em nosso site.

      Abraços!

  • Renato says:

    Olá,

    Gostaria de comprar uma carta contemplada para uso pessoal.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Renato,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Entre na home-page do nosso site e preencha o formulário, para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

      Abraço.

  • Enzo Cauã says:

    Bom dia!

    Gostaria saber informação sobre carta contemplada, tenho em vista uma carta por uma empresa intermediária.
    A empresa solicitou 30% da entrada e encaminhava meus dados para o banco assim que for aprovado que pagaria o restante da entrada.
    Verifiquei com o banco e realmente procede a informação da carta, a dúvida seria somente sobre a intermediação que seria com a empresa ou com dono da carta.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Enzo,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Entre em contato com a financeira responsável para que possa tirar sua dúvida.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de consórcio, preencha o formulário em nosso site para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

      Abraço.

  • Igor says:

    Olá,

    Gostaria de informações sobre carta de crédito, valor sobre taxa, como funciona a compra de carta já premiada, posso usar em qualquer imóvel?

    Desde já, obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Olá Igor,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Faça a cotação em nosso site, preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

      Abraço

  • Maria says:

    Olá,

    Gostaria de comprar uma carta contemplada de imóveis.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Maria,

      Obrigada por comentar no consorcio.org,
      Caso tenha interesse em fazer a cotação de um consórcio, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço

  • Pamela Cirsa says:

    Olá, já estou falando com um vendedor de carta contemplada, porém como posso saber se realmente ele é vinculado a um banco realmente? Ele diz ser vinculado ao Panamericano.
    Por acaso, existe alguma forma de saber se ele realmente é credenciado?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *